O Que É Semijoia? Características que Você PRECISA Saber

04/03/2021
  • Samantha
  • Todos sabemos que existem algumas peculiaridades entre as bijuterias, semijoias e joias, e a mais comum delas é em relação ao valor. as bijuterias são bem baratas, as joias são caríssimas, e entre isso temos as semijoias, que custam mais que as bijuterias e bem menos que as joias.   

    Mas nisso surge a dúvida, o que é semijoia? Como identificar se são de boa qualidade e valem a pena? 

    No post de hoje vamos falar justamente o que é semijoia, então se o assunto te interessa vem comigo. 
     

    O que é semijoia?


    Que mulher não ama joias, não é mesmo? Mas infelizmente, elas têm um custo elevado dificultando a aquisição dessas peças. No entanto, temos as semijoias que conseguem ser tão sofisticadas quanto as joias e possuem um valor bem mais acessível. 

    E já respondendo a pergunta "o que é semijoia", elas são um intermediário entre as joias e as bijuterias. Ou seja, elas possuem um valor menor que as famosas joias e contam com um acabamento e materiais superiores se comparados com as bijuterias. 
  • Semijoias Samantha Esser
    Semijoias Samantha Esser
  • Joias vs. semijoias: quais as diferenças?


    Vale ressaltar que ainda hoje, no Brasil não existe uma classificação para diferenciar uma joia, de uma semijoia ou bijuteria. Claro que existem grandes esforços de órgãos como o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) para que essa classificação exista. Mas enquanto isso, podemos fazer essa diferenciação através da avaliação do mercado. 

    Então, primeiramente devemos ressaltar que tanto uma joia quanto uma semijoia possuem uma qualidade muito mais elevada que uma bijuteria. Justamente por isso podem ser facilmente confundidas, mas existem algumas características a serem levadas em conta na hora de distingui-las. 

     

    1. Composição

    Falando em composição, as joias são totalmente constituídas por um metal nobre, como a prata ou o ouro. Agora, as semijoias possuem uma estrutura feita de um metal não nobre que recebe um banho de um composto nobre - por exemplo uma semijoia banhada a ouro costuma ter o corpo feito de latão. 

     

    2. Durabilidade

    Logicamente as joias tem uma durabilidade maior, já que são feitas de material nobre. Além de tudo, o acabamento dessas peças é muito mais delicado, o que ajuda a mantê-las bonitas por mais tempo.

    No entanto, isso não quer dizer que as semijoias não possuem vida útil. Pelo contrário, se forem bem polidas e receberem um bom banho de metal nobre de qualidade, podem durar vários anos, lógico que vai depender também do cuidado com as semijoias.

     

    3. Preço


    Mais uma vez, em razão da pureza e da maioria delas possuírem pedras preciosas, as joias são mais caras. No entanto, se você quer qualidade e preço acessível, as semijoias banhadas a ouro são a opção perfeita. 

    Confira só a seleção que preparamos para você:
  • 4. Exclusividade


    A joias, por serem produtos mais caros, é raro que você encontre alguém com uma peça idêntica a sua. Sem contar que seu processo de produção é muito mais trabalhoso e demorado, o que acaba a tornando única. 

    No entanto, as semijoias, mesmo que produzidas em série, possuem um design de qualidade e geralmente estão disponíveis em vários modelos e cores.
  • Qual a diferença entre semijoias e bijuterias?


    É comum ter dúvidas de qual a diferença entre semijoias e bijuterias e claro que é importante lembrar que as duas tem o seu lugar nos looks. Mas é primordial sabermos a diferença entre elas para não correr o risco de cairmos em uma roubada. 

     

    As bijuterias


    O principal objetivo das bijuterias é o de ser  acessórios com preços atrativos.Para que isso aconteça é necessário utilizar metais menos resistentes e trocar o banho de ouro por pintura que simula o mesmo. 

    Mas isso não é um problema, talvez você até prefira comprar uma bijuteria para aquele acessório feminino que será mais passageiro e logo após o verão, por exemplo, irá passar. 

    Vale ressaltar que por não ser uma peça folheada ou banhada irá oxidar rápido e as pedras geralmente são de plástico e coladas. 

    As Semijoias

    Já as semijoias sempre recebem banho de materiais nobres como ouro, prata e paladium, para aumentar a durabilidade das peças e reduzir as chances de problemas com a pele. As pedras utilizadas são cristais e zircônias

    No caso das semijoias o processo de fabricação é muito mais cuidadoso, com uma série de processos que tornam as peças mais bonitas, resistentes e antialérgicas.  

    Além disso, a aplicação das é feita por meio de cravação e passa por vários ajustes que evitam a perda delas. Inclusive no meu site Samantha Esser você encontra diversas opções de peças em zirconias, que são um luxo. 
  •  

    O que é semijoia: Tipos de semijoias


    Afinal o que é semijoia? As semijoias são peças delicadas e possuem grande semelhança com as joias. Geralmente são cravejadas com zircônias e podem também serem feitas com pedras de cristais naturais, fazendo com que essas peças fiquem com uma beleza extasiante. 
     
    No entanto, é comum surgirem dúvidas como "o que é melhor banhado ou folheado?'', já que os dois termos são bastante utilizados. Então vamos falar um pouquinho sobre o que é semijoias, quais são os tipos que existem e quais as diferenças entre elas. 

     

    Banhados 


    As semijoias banhadas a ouro ou ródio, são as peças que passam por um processo de galvanoplastia. Ou seja, os brincos, colares, anéis e pulseiras passam por uma série de etapas de exposição a produtos químicos e metais que irão garantir que essas peças tenham qualidade. 

    Então quando você ouvir o termo banho, pode levá-lo ao pé da letra. Isso se dá pelos procedimentos que as semijoias passam durante a submersão intensa e duradoura de metais nobres. Isso faz com que elas sejam consideradas peças enobrecidas. 

    Inclusive a semijoia para revenda pode ser uma ótima opção para você que está buscando por independência financeira. 

    Esse mercado está crescendo cada vez mais, principalmente a revenda de semijoias online, então aproveito para te convidar a visitar meu site e ver empreender com Samantha Esser. 
  •  

    Folheados


    As semijoias folheadas nada mais são peças que passaram por um processo de folheamento ou chapeamento. Isso faz referência a um processo em que se utiliza uma folha fina de metal sobre as peças. Depois essa folha é prensada junto da base dessas peças para que se estabeleça a adesão da folha ao acessorios. 

     

    Semijoias: características 


    Falando o que são semijoias, temos características que partem do fato que elas são constituídas de latão, e recebem uma camada intermediária de metais como bronze, cobre, níquel ou paládio. E junto dessa liga é acrescentado um banho de ouro por exemplo. 

    Em relação a espessura do banho vai depender do fabricante e pode ser apontado como um indicador de qualidade. Quanto mais milésimos de ouro a semijoia tiver, maior a durabilidade desta peça. 
  • Brincos Samantha Esser
    Brincos Samantha Esser
  • Como saber se uma semijoia é de boa qualidade?


    Para ter uma semijoia de qualidade é necessário que você se atente a algumas características e também faça uma pesquisa antes de comprar. No entanto, alguns desses detalhes você só irá conseguir conferir quando a peça chegar em sua casa. 

    Por isso, é tão importante que você procure conversar com alguém que já tenha comprado nessa loja antes de fechar o negócio. 

    Busque fazer uma análise minuciosa da semijoia. Caso você esteja fazendo sua compra em uma loja física, leve em conta o peso da peça, ela deve ser mais pesada que as bijuterias, já que são feitas de uma material mais resistente e as pedras usadas nas composições são pedras verdadeiras. 

    E tem também aquelas características, que você só irá conseguir analisar após adquirir a peça, assim como o fato dela escurecer com o tempo ou causar alguma reação alérgica.  Já que são feitas de metais nobres, as semijoias de qualidade não podem apresentar nenhum tipo de problema. 

     

    Revenda de semijoias: 3 benefícios do empreendimento

    Um fator de extrema importância para quem trabalha com esse empreendimento de semijoias é ter um bom relacionamento. O que quero dizer com isso? É necessário que você tenha uma rede de contatos que te permita realizar suas vendas. 

    Além disso, é ótimo para desenvolver outras aptidões, como a habilidade em negociar e assim aumentando suas chances de ter vendas bem sucedidas. 
    Vem comigo e confira 3 benefícios do empreendimento na revenda de semijoias: 
     

    1. Baixo Investimento Inicial 

    Muitas pessoas que almejam ter o próprio negócio acabam tendo que desistir em razão do alto investimento, na abertura de um ponto comercial ou na primeira compra de produtos.  

    E o investimento inicial no ramo de semijoias é relativamente baixo, aqui na Samantha Esser por exemplo, nosso mínimo é apenas de R$500,00 e margem de lucro pode chegar até 100%, aproveite e venha saber como empreender conosco
     

    2. Faça o seu próprio horário de trabalho

    Você tem a oportunidade de criar e estabelecer suas metas, a revenda de semijoias te permite isso. Organize seus horários, trace seus objetivos e defina sua própria jornada de trabalho. 

    Essa opção é perfeita também para quem já trabalha com outra coisa e quer um complemento. Além disso, você conta com a vantagem de escolher quantas horas você ficará envolvido com isso.
     

    3. Margem de lucro 

    A margem de lucro para quem trabalha com revenda de semijoias pode chegar até 100% de lucro, lógico que isso também vai depender da sua rotina. Já que o ganho de uma revendedora se baseia na produtividade ao longo do tempo. Quanto mais você se dedicar e vender, maior serão seus lucros. 

    O empreendimento de semijoias pode ser um negócio muito atrativo para quem quer iniciar o seu próprio negócio. Confira mais dicas de como começar a revender semijoias. 

     

    O que é semijoia: Perguntas frequentes


    Então, você já entendeu o que é semijoia? A semijoia é feita de um material menos resistente, elas podem até serem feitas de materiais naturais como o quartzo, mas não de uma pedra preciosa. 

    O que irá definir uma peça como semijoia é o material que ela é revista ou banhada, através de um material nobre. Ou seja, a peça não é de ouro maciço mas recebe uma camada de ouro que irá fazer com que ela fique mais resistente. 
  • Colar e anéis Samantha Esser
    Colar e anéis Samantha Esser
  • Semijoias são antialérgicas?


    Uma semijoia de qualidade dificilmente trará alguma reação alérgica. Aqui, na Samantha Esser Joias, o material das semijoias é hipoalergênico, ou seja, não contém níquel. Então sempre procure investir em semijoias de confiança. 
     

    Quanto tempo dura uma semijoia?


    A duração das suas semijoias irá depender muito dos seus cuidados. Logicamente as semijoias não são eternas como as joias, mas se receberem os cuidados adequados você pode tê-las por alguns anos. Inclusive tem um post aqui no blog onde dou algumas dicas de como cuidar das suas semijoias.

    Veja: Cuidados com Semijoias: 7 Dicas para uma Peça Indestrutível

     

    Conclusão: o que é semijoia

    Agora ficou fácil de saber o que é semijoias e de identificar as diferenças entre as bijuterias, semijoias e joias. E ainda saber que as semijoias são uma ótima opção, reunindo beleza, elegância e claro, economia. 

    E para continuar por dentro desse mundo maravilhoso das semijoias é só acompanhar nosso blog. 

     

  • Samantha
  • Sobre Samantha Esser


    Samantha Esser, é Founder e CEO da marca Samantha Esser Joias presente no mercado há mais de 10 anos. Além disso, é Mentora Do The Lucy's, voltado para desenvolvimento de mulheres em seu máximo potencial. Com todos esses anos inovando no mercado de joias, Samantha, tem um olhar treinado para enxergar potenciais negócios e diferentes oportunidades e afirma com convicção que isso é treinável. Diz ainda que "Você pode inovar sendo dona de uma empresa, trabalhando em uma, e também na sociedade. Você pode criar as suas oportunidades, basta conseguir observá-las pelo viés correto". Conheça mais!

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.